Offline
Tintos e brancos! Aprenda a servir vinhos corretamente
26/08/2020 19:22 em Novidades

Há regras que tem de conhecer para ter uma experiência de degustação perfeita! Tintos e brancos! Aprenda a servir vinhos corretamente.

 

 

Tintos e brancos! Aprenda a servir vinhos corretamente. Degustar um copo de vinho é um prazer especial, que pode ser feito em solitário ou em convívio com família e amigos. Existem, no entanto, alguns procedimentos que podem contribuir para uma melhoria da experiência.

 

Servir um vinho tem os seus segredos. Não basta encher o copo com o vinho. Do armazenamento, da temperatura, aos acessórios escolhidos, entre muitos outros aspetos, todos estes passos fazem parte de um ritual que pode contribuir para que o momento de beber o vinho se torne numa experiência inolvidável ou não. Fique a conhecer dicas e truques muito úteis!

Armazenamento

Há uma forma correta de armazenar o vinho. Um armazenamento realizado de forma incorreta prejudica seriamente a qualidade da bebida. O vinho deve ser guardado em locais de temperatura amena, pois só assim se evita que a qualidade do vinho seja comprometida.

Para isso, deve guardar-se o vinho num local sem trepidações e sem exposição à luz, com um ambiente constante que assegure que a temperatura esteja entre os 13°C e os 15°C e a humidade esteja nos 65%.

A posição vertical é mais destinada a garrafas que serão guardadas por vários anos, sem serem abertas. Nesse caso, uma adega climatizada revela-se a melhor opção.

Temperatura

Uma adega climatizada permite escolher a temperatura ideal para armazenar os vinhos (cerca de 15°C). No dia de abrir a garrafa, esta deve passar primeiro para o frigorífico (todos os vinhos brancos e rosés precisam de três horas no frio) ou para o congelador (brancos e rosés durante 30 minutos e espumantes durante 40 minutos) ou, ainda, para baldes com gelo e água (bastam 20 minutos para vinhos e 40 para espumantes), pois isso ajudará a baixar a temperatura do vinho, antes do seu consumo.

 

Os tintos devem ser colocados no balde com gelo e água por apenas 10 minutos. É ainda importante manter a temperatura ao longo da degustação.

Acessórios essenciais

Além do balde do gelo, é importante contar com outros itens, nomeadamente o saca-rolhas que permite abrir uma garrafa com facilidade. Além disso, se a rolha partir, é possível usar este objeto para retirar o pedaço de cortiça.

Caso não haja alternativa, além de empurrar o que restou da rolha para o interior da garrafa, deve usar-se o decantantador, pois isso irá evitar que os fragmentos da rolha caiam no copo, ao servir.

Quantidade

Há uma quantidade certa a ser servida, pois servir um vinho branco não é o mesmo que servir um tinto. Os vinhos brancos, rosés e tintos devem ser servidos em copos de bojo largo. Estes vinhos também devem ser servidos numa quantidade menor que metade da capacidade do copo, ou seja, o vinho deve ocupar um terço do volume do copo.

O espumante deve ser servido noutras proporções, ocupando mais de metade dos copos, isto é, o espumante deve ocupar cerca de dois terços do volume da flute, que deve ser alta e alongada.

Assim, aquela ideia popular do “bebo qualquer coisa, desde que seja cheio” está completamente errada. Um copo cheio, além do desperdício que seria se fosse derrubado, impede que a experiência seja realizada por inteiro. Um copo deve ser girado, permitindo assim ao vinho libertar os seus aromas tão característicos. Fazê-lo com o copo de vinho cheio é impossível, sem desperdiçar vinho.

Agora já pode convidar amigos e família para um evento especial. Neste momento, já percebe como é importante respeitar alguns procedimentos e truques que permitem servir vinho da forma mais correta.

Ao servir o vinho, deve ainda fazê-lo com um pano na garrafa, pois a temperatura da mão altera a temperatura do vinho, levando a um arrefecimento da bebida o que prejudica a experiência de degustação.

Seja responsável, beba com moderação! Se conduzir, não beba!

Fonte:https://ncultura.pt/aprenda-a-servir-vinhos-corretamente/

COMENTÁRIOS