Offline
Aras quer manter cargo de procurador que disse que "Deus" levou Bolsonaro ao poder
09/07/2020 13:28 em Novidades

Integrantes do Conselho Superior do Ministério Público pediram o afastamento do colega.

 

Apesar das críticas públicas de quatro integrantes do Conselho Superior do Ministério Público Federal, o procurador-geral da República, Augusto Aras, deve manter no cargo de secretário-geral da instituição seu braço-direto, o subprocurador-geral Eitel Santiago.

A nova crise no seio do MPF aconteceu após Eitel conceder uma entrevista à CNN Brasil na última segunda-feira, quando criticou a Lava Jato, o ex-ministro Sergio Moro e disse que foi "Deus" quem levou Bolsonaro à presidência da República.

Após a manifestação de Eitel, quatro dos dez conselheiros do órgão de administração superior do MPF: Nicolau Dino, Luiza Frischeisen, Nívio de Freitas e José Adonis divulgaram nota pedido que Aras avaliasse a oportunidade e conveniência da manutenção do secretário-geral no cargo.

No memorando, eles destacaram trechos da entrevista de Eitel e disseram que ela aponta para preferências partidárias e coloca em xeque a separação, bem como a neutralidade, entre os poderes.

O seguinte foi destacado pelos quatro conselheiros em sua nota citando frases de Eitel:

"1. “as forças-tarefa do MPF funcionam, por vezes, de forma ilegal”:

2. “prisões foram usadas pela Lava Jato para forçar colaborações premiadas e “como instrumento de tortura” de investigados”

3. na Lava Jato, havia “rumores sobre escutas sem autorização judicial”

4. o PGR enfrentou resistência na eleição para o CSMPF (Conselho Superior do Ministério Público Federal), porque “deseja restaurar o espírito republicano” no MPF e “combate o corporativismo, a demagogia e as ilegalidades”:

5. os adversários do Presidente da República “precisam compreender que foi Deus o responsável pela presença de Bolsolnaro no poder” e a pandemia ocorre por vontade divina e “o Altíssimo, vai, no momento certo, acabar com esse sofrimento”.

Faz-se absolutamente imperativo assinalar a discordância e o profundo desconforto que tais colocações do Secretário-Geral Eitel Santiago de Brito Pereira – verbalizadas ao arrepio de suas funções administrativas."

 

E concluíram o documento pedindo que Aras avaliasse a retirada do colega da função.

Segundo o BuzzFeed News apurou, oficialmente Aras diz que está analisando o pleito, mas deve acabar mantendo o colega na função.

A aposta é que, como Eitel está de licença até o final do mês o caso deve esfriar dentro do conselho. Além disso, com o documento, os quatro signatários do documento acreditam que conseguiram marcar mais uma vez sua posição de oposição à gestão de Aras e acreditam que o secretário-geral tomará mais cuidado com as palavras em outras entrevistas.

Fonte:https://www.buzzfeed.com/br/severinomotta/aras-quer-manter-cargo-de-procurador-que-disse-que-deus?sub=5630699_125209307

 
COMENTÁRIOS