Não faltam razões para se recomendar o consumo regular e moderado de vinho tinto, mas reunimos algumas para si: as 8 razões para beber vinho tinto.
As 8 razões para beber vinho tinto. Em Portugal, há muitas empresas de vinho que revelam uma produção de elevada qualidade, comprovada pelos diversos sucessos. São várias as medalhas conquistas, sejam de ouro ou de prata, e são muitos mais os elogios recebidos. Mas o nosso país não é apenas um país de produtores de vinho; é sobretudo de apreciadores. O consumo de vinho, nomeadamente de tinto, é um hábito comum de muitos portugueses que, normalmente, escolhem esta bebida alcoólica para acompanhar as suas refeições principais, o almoço e o jantar.
Não faltam razões para se recomendar o consumo regular e moderado de vinho tinto, mas reunimos algumas para si…
As 8 razões para beber vinho tinto
Tabela de valor nutricional do vinho tinto (1 copo 147,0 ml)
Informações nutricionais
por porção
% VD
Valor Calórico
125 kcal
6,2 %
523 kJ
Gordura
0,0 g
0,0 %
Gorduras saturadas
0,0 g
0,0 %
Gorduras monoinsaturadas
0,0 g
0,0 %
Gorduras poliinsaturadas
0,0 g
0,0 %
Carboidratos
3,8 g
1,4 %
Açúcares
0,9 g
1,8 %
Proteína
0,1 g
0,1 %
Fibra alimentar
0,0 g
0,0 %
Colesterol
0,0 mg
0,0 %
Sódio
< 0,1 g
< 0,1 %
Água
127,1 g
6,4 %
O vinho tinto tem propriedades que se revelam preciosas para a saúde. Por isso, tem sido alvo de diversos estudos científicos em universidades de todo o mundo. Nessas investigações, são reveladas conclusões que enaltecem os benefícios do consumo deste vinho.
Quando o vinho é consumido de forma moderada e regular, integrando uma dieta equilibrada, gera diversos benefícios. A prática de atividade física e um sono recomendado de 8 horas são outros complementos importantes para uma vida saudável.
A reputada revista Time publicou uma lista com os benefícios que surgem na sequência da ingestão regular e moderada de vinho tinto. Se esta bebida alcoólica for ingerida sem exagero, a sua saúde sai fortalecida. A recomendação feita no artigo é de 1 copo por dia para as mulheres e 2 copos por dia para os homens.
Combate gripes e constipações
O vinho tinto contém uma elevada riqueza de antioxidantes. Numa investigação realizada, ficou bem comprovada a capacidade de prevenção desta bebida alcoólica: os homens que bebiam 2 copos de vinho tinto por dia (14 copos por semana) reduziam em 40% a probabilidade de contrair o vírus da gripe.
Promove a saúde ocular
Os que consomem vinho tinto de forma regular e moderada apresentam uma redução de 32% de hipóteses de desenvolver cataratas. Tal foi defendido num estudo desenvolvido na Islândia.
Melhora a saúde dentária
O crescimento de bactérias na boca pode ser combatido com os antioxidantes presentes no vinho, sendo que eles ainda atuam no sentido de prevenir cáries. Numa experiência levada a cabo por investigadores reputados, foi verificado que vinho tinto era o mais eficaz dos líquidos testados, demonstrando grande capacidade de erradicação do conjunto de bactérias responsáveis por doenças dentárias.
Redução e controlo do colesterol
Indivíduos saudáveis participaram numa experiência com resultados animadores. O vinho tinto ajuda a baixar o mau colesterol (LDL) em 9%. Mesmo quem já apresentava uma elevada taxa, conseguiu uma redução de 12%.
Promove a longevidade
O resveratrol, presente no vinho tinto, estimula a produção de uma proteína que tem benefícios anti-envelhecimento, o que promove a longevidade. Investigadores provenientes da Harvard Medical School confirmaram que este componente encontrado na pele das uvas negras e nas suas sementes está na origem deste benefício.
Melhora saúde cerebral
O resveratrol está na origem de diversos benefícios no corpo, nomeadamente no cérebro. A conclusão de um estudo revelou que as pessoas que ingeriam um suplemento desta substância demonstraram ter mais capacidades para memorizar, depois de aprenderem novas palavras, e revelaram ainda melhor desempenho do hipocampo, uma parte do cérebro que está associada à formação de novas memórias, aprendizagens e emoções.
Reduz o risco de doenças cardíacas
Outro composto encontrado no vinho tinto, o procyanidins, ajuda a promover a saúde cardiovascular.
Reduz o risco de cancro
Investigadores da Universidade da Virgínia reportaram que o resveratrol, presente na pele das uvas e das sementes, contribui para a destruição das células cancerígenas, pois ajuda a bloquear o desenvolvimento de uma proteína que ‘alimenta’ as células cancerígenas.
Estas são algumas das razões que podem levar a que se opte pelo consumo regular e moderado de vinho tinto. Uma outra razão é que ele sabe muito bem e acompanha na perfeição um elevado número de refeições, sejam elas almoços ou jantares.
Importante
Deve sempre falar com um especialista (pode ser um nutricionista, um médico, ou ambos), antes de proceder a qualquer tratamento recomendado no NCultura, de forma a ter o devido acompanhamento de alguém que tem mais informações sobre si.Apesar das recomendações serem baseadas em estudos científicos, um especialista tem acesso a muita informação pessoal sobre si que pode ser relevante, seja para avançar com o tratamento, seja para o impedir ou interromper.