Offline
Unegro realiza Diálogos inter religiosos contra a intolerância e racismo e pela construção de um mundo de paz e respeito Cine Itaú Glauber Rocha
14/02/2020 10:37 em Novidades

A União de Negras e Negros pela Igualdade realiza no próximo dia 14 de fevereiro a partir das 9h no Cine Itaú Glauber Rocha (Praça Castro Alves), os Diálogos inter religiosos contra a intolerância e racismo e pela construção de um mundo de paz e respeito. Esta atividade, realizada em parceria com a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB e o Movimento Cristãos Contra o Fascismo, integra o calendário de ações do movimento negro em alusão ao 21 de janeiro, Dia Municipal e Nacional de Combate à Intolerância Religiosa data em que a Yalorixá Gilda de Ogum faleceu vitimada por um infarto em decorrência de múltiplas agressões de intolerância religiosa perpetradas por igrejas neopentencostais.

A intolerância religiosa é uma das mais destacadas formas de desrespeito aos direitos humanos e às liberdades individuais, com graves impactos em todas as dimensões da vida humana. A possibilidade de vivenciar crenças em uma dimensão espiritual é parte da história da humanidade. Há uma infinidade de religiões e de convívio com o sagrado permeando a existência humana, assim como o materialismo, o ateísmo, tem o seu lugar histórico. A luta contra essa violação aos direitos humanos tem sido feita por diversos movimentos sociais e coletivos de diversas expressões religiosas, sobretudo aqueles e aquelas mais atingidas por mais esta expressão do racismo, as e os religiosos de matriz africana e a militância do Movimento Negro.

A Unegro é herdeira de nossas mais velhas/os que resistiram à intensa perseguição e proibição do candomblé, passando por aqueles e aquelas que denunciaram e enfrentaram a sua demonização, e outras/os tantos que honrosamente conquistaram ainda na Constituição de 1946 a liberdade religiosa e segue fazendo a luta do nosso tempo. Desde a década de 1980 nos somamos à luta pela retirada de peças sacras do Candomblé que se encontravam no Departamento de Polícia Técnica e transferidas a um Museu, reafirmamos o direito à liberdade religiosa na Constituição de 1988, realizamos dezenas de debates, seminários e encontros, a exemplos das Jornadas do Ferro, do Azeite, das Folhas, do Barro, do Pano; os Seminários e Livro Exu em Debate; os debates Acarajé com Polêmica, quando da perseguição às Baianas de Acarajé na nossa capital, chegando à luta pela aprovação do Dia Municipal e Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. Todas estas lutas só possíveis pela junção de muitas mãos. Neste sentido participamos das conquistas da Lei Municipal em 2004, em Salvador, fruto de iniciativa da então vereadora Olívia Santana e da Lei Nacional nº 11.635 em 2007, por iniciativa do deputado federal Daniel Almeida.

Historicamente na Bahia, a celebração da data é marcada por atos inter-religiosos que sempre têm contado com o apoio de inúmeras entidades do movimento social e instituições governamentais e não governamentais.

Neste ano de 2020, em parceria com a Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB e com o Movimento Cristãos Contra o Fascismo, iremos realizar no próximo dia 14 de fevereiro às 9h, no Espaço Itaú de Cinema – Glauber Rocha localizado na Praça Castro Alves em Salvador, os Diálogos inter religiosos contra a intolerância e racismo e pela construção de um mundo de paz e respeito, que contará com as especiais participações do Padre Lázaro Muniz da Paróquia Santa Cruz, ex pároco da Igreja Rosário dos Pretos, da Mameto Kamurici do Terreiro São Jorge Filhos da Gomeia, em Portão, Lauro de Freitas, da Ebomi Nice de Oyá do Terreiro Casa Branca e do Pastor Joel Zefferino, da Igreja Batista de Nazareth.

Também são esperadas as presenças de instituições que têm por missão o cumprimento do direito constitucional à livre expressão religiosa, bem como desempenham papel destacado no acompanhamento às denúncias de intolerância e racismo religioso, a exemplo da Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB, da Defensoria Pública do Estado da Bahia e do Centro de Referência de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa Nelson Mandela/Sepromi.

Estão convidados a participar deste importante momento de diálogos, trocas e fortalecimento, representantes das várias matrizes religiosas, entidades do movimento social, conselhos de direitos, organizações do movimento negro, blocos Afro, estudantes de escolas e universidades públicas e privadas.

O QUÊ: Diálogos inter religiosos contra a intolerância e racismo e pela construção de um mundo de paz e respeito

QUANDO: 14 de fevereiro

HORÁRIO: 9h

LOCAL: Cine Itaú Glauber Rocha

REALIZAÇÃO: União de Negras e Negros Pela Igualdade (Unegro), Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB e Movimento Cristãos Contra o Fascismo.

CONTATO: Ângela Guimarães 71.98618-3156/61.98261-6522

fonte (acebqualifica)

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!