Tema: # VacinasTrabalhe para Todos
A Semana Mundial de Imunização - comemorada na última semana de abril (24 a 30 de abril) - visa promover o uso de vacinas para proteger pessoas de todas as idades contra doenças. A imunização salva milhões de vidas todos os anos e é amplamente reconhecida como uma das intervenções de saúde mais bem-sucedidas e econômicas do mundo. No entanto, ainda hoje existem quase 20 milhões de crianças no mundo que não estão recebendo as vacinas de que precisam.
O tema deste ano é #VaccinesWork for All e a campanha se concentrará em como as vacinas - e as pessoas que as desenvolvem, entregam e as recebem - são heróis, trabalhando para proteger a saúde de todos, em qualquer lugar.
Progresso constante, mas ganhos frágeis
Em 2018, estima-se que 116 milhões de crianças foram vacinadas com 3 doses da vacina contra difteria-tétano-pertussis (DTP3), protegendo-as contra doenças infecciosas que podem causar doenças e incapacidades graves ou fatais. Muitos países de baixa e média renda deram grandes passos no aumento da cobertura de imunização.
Mas, apesar dos ganhos, é improvável que todas as metas de eliminação de doenças - incluindo sarampo, rubéola e tétano materno e neonatal - sejam atingidas até o final de 2020. Nos últimos dois anos, o mundo viu vários surtos de sarampo, difteria, coqueluche e outras doenças imunopreveníveis.
Para que todos, em todos os lugares para sobreviver e prosperar, os países devem intensificar os esforços para garantir que todas as pessoas recebam os benefícios que salvam vidas das vacinas. Além disso, os países que alcançaram ou progrediram em direção às metas devem trabalhar para sustentar o progresso que alcançaram.