Offline

SOBRE O EVENTO

Início: 24/04/2020 00:00
Fim: 30/04/2020 00:00
Onde: internacional

Tema: # VacinasTrabalhe para Todos

A Semana Mundial de Imunização - comemorada na última semana de abril (24 a 30 de abril) - visa promover o uso de vacinas para proteger pessoas de todas as idades contra doenças. A imunização salva milhões de vidas todos os anos e é amplamente reconhecida como uma das intervenções de saúde mais bem-sucedidas e econômicas do mundo. No entanto, ainda hoje existem quase 20 milhões de crianças no mundo que não estão recebendo as vacinas de que precisam.

O tema deste ano é #VaccinesWork for All e a campanha se concentrará em como as vacinas - e as pessoas que as desenvolvem, entregam e as recebem - são heróis, trabalhando para proteger a saúde de todos, em qualquer lugar.

Progresso constante, mas ganhos frágeis

Em 2018, estima-se que 116 milhões de crianças foram vacinadas com 3 doses da vacina contra difteria-tétano-pertussis (DTP3), protegendo-as contra doenças infecciosas que podem causar doenças e incapacidades graves ou fatais. Muitos países de baixa e média renda deram grandes passos no aumento da cobertura de imunização.

Mas, apesar dos ganhos, é improvável que todas as metas de eliminação de doenças - incluindo sarampo, rubéola e tétano materno e neonatal - sejam atingidas até o final de 2020. Nos últimos dois anos, o mundo viu vários surtos de sarampo, difteria, coqueluche e outras doenças imunopreveníveis.

Para que todos, em todos os lugares para sobreviver e prosperar, os países devem intensificar os esforços para garantir que todas as pessoas recebam os benefícios que salvam vidas das vacinas. Além disso, os países que alcançaram ou progrediram em direção às metas devem trabalhar para sustentar o progresso que alcançaram.

 
 

 
 

Objetivos da campanha 2020

O principal objetivo da campanha é incentivar um maior envolvimento em torno da imunização globalmente e a importância da vacinação na melhoria da saúde e bem-estar de todos, em todos os lugares ao longo da vida.

Como parte da campanha de 2020, a OMS e os parceiros visam:

  • Demonstrar o valor das vacinas para a saúde das crianças, comunidades e do mundo.
  • Mostre como a imunização de rotina é a base para sistemas de saúde fortes e resilientes e cobertura universal de saúde.
  • Destacar a necessidade de aproveitar o progresso da imunização enquanto aborda as lacunas, inclusive por meio do aumento do investimento em vacinas e imunização.

Dado que a OMS designou 2020 como o Ano Internacional da Enfermeira e da Parteira, a OMS destacará enfermeiras e parteiras por seu papel crucial como campeãs precoces de vacinas para novos pais e futuros pais.

Por que a imunização é importante

A expansão do acesso à imunização é vital para a consecução dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, redução da pobreza e cobertura universal de saúde. A imunização de rotina fornece um ponto de contato para os cuidados de saúde no início da vida e oferece a todas as crianças a chance de uma vida saudável, desde o início e até a velhice.

A imunização também é uma estratégia fundamental para alcançar outras prioridades de saúde, desde o controle da hepatite viral, até a resistência antimicrobiana, fornecendo uma plataforma para a saúde do adolescente e melhorando o atendimento pré-natal e ao recém-nascido.

Fonte: Organização Mundial de Saúde https://www.who.int/news-room/campaigns/world-immunization-week/world-immunization-week-2020/key-messages